Alma do Rio

Alma do Rio Princípios Nossas Ações Descidas Ecológicas Expedição Amazônia Rio Douro - Portugal Pesquisa Previsão do Tempo Receba Notícias Sou Voluntário Mapa do Site

 

Prêmio Tião Sá Especial A Tribuna Aula no Trem 2001 Aula no Trem 2002 Aula no Trem 2003 Festival Candeias Feira do Verde 2004 Feira do Verde 2005 Feira do Verde 2006 Baia de Vitória II Fórum do Rio Doce III Fórum do Rio Doce IV Fórum do Rio Doce Hidrelétrica Funil Hidrelétrica Aimorés Pingüins - Instituto Orca São Tomé das Letras Caminhos de São Pedro

Ações e Conquistas da Alma do Rio

 

 Ano 2000

 

·         2º Lugar do Prêmio Tião Sá de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória. Uma conquista da Parceria Educacional Escola Espaço Dinâmico e Estação Biologia Marinha Ruschi.

·         Ato de Louvor na Câmara dos Vereadores de Vitória.

·         Voto de Louvor no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Vitória.

·         Voto de Congratulações da Câmara dos Vereadores de Vitória.

·         Influenciamos o Conselho Estadual de Saúde a formar uma Comissão Temática para investigar os índices de reclamações dos sintomas alergo-respiratórios da população de Vitória, a realizar audiência pública para apresentação dos resultados da pesquisa à população e a levar a metodologia desenvolvida em nossa escola para todos os Conselhos Municipais de Saúde do ES.

 

Ano 2001

 

·         Realizamos assessoria para elaborar o Quadro de Risco Ambiental de Vila Velha, envolvendo alunos de 12 escolas particulares e 33 escolas públicas municipais de Vila Velha.

·         Participamos da Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do ES, pela CPI do Meio Ambiente, apresentando o resultado da Pesquisa Boca de Urna da Poluição.

·         Participamos da Audiência Pública sobre a Poluição de Vitória-ES, realizada na Câmara dos Vereadores, apresentando os resultados da Boca de Urna da Poluição.

·         FIOCRUZ utiliza dados da Pesquisa Boca de Urna da Poluição para emitir laudo do Pronto Socorro de Carapina - Serra-ES.

·         Projeto Boca de Urna da Poluição é apresentado a FAMOPES - Federação das Associações de Moradores do ES.

·         Projeto Boca de Urna da Poluição é destaque na Reunião do Conselho Nacional de Saúde em Brasília-DF.

·         Participamos da Mesa Redonda sobre Poluição Ambiental no Instituto Humboldt.

·         FUNASA - Fundação Nacional de Saúde aprova Pesquisa da Poluição e apresentará proposta para aplicar a metodologia em escolas de todo o país.

·         Realização do “Projeto Aula no Trem” levando alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental para conhecer o rio Doce no ES, observar as áreas degradadas nas margens do rio e conhecer as obras da Hidrelétrica de Aimorés;

 

Ano 2002

 

·         Conclusão da assessoria para elaborar o Quadro de Risco Ambiental de Vila Velha, envolvendo alunos de 12 escolas particulares e 33 escolas públicas municipais de Vila Velha. Atingimos 12.000 entrevistados.

·         Desenvolvimento do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES.

·         Projeto "Em Defesa do Rio Doce" apresentou sua 1ª Etapa com a Exposição Bacias Hidrográficas do E.S. na XIII Feira do Verde, sendo considerado pelo Jornal A Tribuna como um dos estandes mais importantes da Feira.

·         Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES no Supermercado Perin da Mata da Praia.

·         Desenvolvimento do site www.regencia.org.br para apoiar o desenvolvimento social e turístico da comunidade da Vila de Regência, na foz do rio Doce.

·         Desenvolvimento do site www.augustoruschi.com.br para apoiar o Projeto Arca de Noé.

·         Início das expedições de reconhecimento do Rio Doce no trecho de Linhares-Regência.

·         Implantação do projeto eco-turístico Passeio Ecológico Descida do Rio Doce.

·         Realização do “Projeto Aula no Trem” levando alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental para conhecer o rio Doce no ES, observar as áreas degradadas nas margens do rio, conhecer as obras da Hidrelétrica de Aimorés, além de visitar e conversar com moradores de Itueta, cidade que será inundada pela represa.

 

Ano 2003

 

·         Implantação de uma escola de informática na Vila de Regência com custos baixos para promover a inclusão digital dos jovens e adultos.

·         Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES na praça principal de Regência.

·         Projeto "Em Defesa do Rio Doce" apresentou sua 2ª Etapa com a Exposição Rio Doce – 3 milhões de pessoas necessitam de suas águas, na XIV Feira do Verde.

·         Desenvolvimento do site www.orca.org.br para apoiar o Instituto Orça de Pesquisa e Conservação Marinha, que defendem os mamíferos marinhos.

·         Realização do 1º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce com a participação de 25 pessoas.

·         Realização do 14º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Organização da excursão da Banda de Congo Mirim de Regência em sua visita ao Convento da Penha, com apresentação no campinho e no hall de entrada do Supermercado Perim da Mata da Praia em Vitória, recebendo almoço da Escola Espaço Dinâmico, realizando visita ao Parque da Pedra da Cebola em Vitória.

·         Realização de Bazar Educacional na Escola Municipal de Areial, uma escola unidocente carente, situada no vilarejo Areial, às margens do rio Doce, com uma população de cerca de 300 pessoas

·         Realização do “Projeto Aula no Trem” levando alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental para conhecer o rio Doce no ES, observar as áreas degradadas nas margens do rio, conhecer as obras da Hidrelétrica de Aimorés, além de visitar as obras da Nova Itueta, cidade que estava sendo construída para transferência da população de Itueta que será inundada pela represa.

·         Participação na Exposição de Linhares no parque de exposições, na Festa da Cidade, apresentando o potencial do ecoturísmo da vila de Regência.

·         Participação de audiências públicas realizadas na cidade de Baixo Guandú, Itueta e Aimorés sobre os impactos sociais e ambientais da construção da Hidrelétrica de Aimorés.

·         Mobilização da comunidade de Regência para a conquista do asfalto de Linhares- Regência, e participação nas reuniões de negociação com a Petrobrás para essa conquista.

·         Participação da 1ª Descida Ecológica do Rio Santa Maria do rio Doce, desde sua nascente em Santa Teresa e sua foz no rio Doce em Colatina.

 

Ano 2004

 

·         Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES no Colégio São Camilo em Cobilândia, Vila Velha-ES, na palestra “Água para a vida”.

·         Projeto "Em Defesa do Rio Doce" apresentou sua 3ª Etapa com o lançamento simbólico da ONG Alma do Rio, onde apresentou as propostas da organização, realizou discussão sobre o impacto da pecuária no desmatamento da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, na XV Feira do Verde.

·         Desenvolvimento do site www.almadorio.org.br como ferramenta de trabalho, desenvolvimento e divulgação da Alma do Rio.

·         Desenvolvimento do site www.aliancabrasileira.org para apoiar a ONG Aliança Brasileira nos Estados Unidos, que apóiam as comunidades brasileiras que migraram para os Estados Unidos.

·         Realização do 2º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce com a participação de 200 pessoas.

·         Produção do CD “Rio Doce” com informações e fotos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

·         Realização do 15º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Organização da excursão da Banda de Congo Mirim de Regência em sua visita ao Convento da Penha, com apresentação no campinho, recebendo de senhoras de Vila Velha o almoço, realizando visita ao Museu Ferroviário da Vale do Rio Doce e à Casa das Ciências Físicas, da Prefeitura de Vitória.

·         Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.

·         Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES na palestra “O impacto da escassez de água na saúde da população”, para os alunos do curso de Enfermagem da Universidade de Vila Velha-ES.

·         Mobilização da comunidade de Regência para a conquista do asfalto de Linhares- Regência, e participação nas reuniões de negociação com a Petrobrás para essa conquista.

·         Participação na Feira da Terra na Prainha de Vila Velha, realizando coleta de lixo na prainha e conscientizando a população do retorno negativo à própria comunidade, do lixo lançados de forma incorreta na natureza.

·         Realização da expedição de reconhecimento em volta da Ilha de Vitória, para desenvolver o projeto “Volta da Vitória”, um passeio ecológico de caiaque ao redor da ilha.

·         Realização da expedição de reconhecimento do rio Piraqueaçu, para desenvolver o projeto “Descida do Rio Piraqueaçu” em Aracruz.

 

Ano 2005

 

·         Desenvolvimento do site www.abapa.org.br para apoiar a ONG Associação Amigos dos Passos de Anchieta, que realizam a caminhada de Vitória-Anchieta.

·         Mobilização da comunidade de Regência para a conquista do asfalto de Linhares-Regência, e participação nas reuniões de negociação com a Petrobrás para essa conquista.

·         Realização do 16º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Planejamento e organização da excursão da Banda de Congo Mirim de Regência em sua visita anual ao Convento da Penha.

·         Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.

·         Participação na Caminhada dos Imigrantes em Santa Leopoldina e Santa Teresa.

·         Participação no lançamento da Rota dos Vales e do Café, realizada pela Sub-Secretaria de Turismo do ES, em parceria com as prefeituras do Sul do Estado, visando fomentar o turismo e o ecoturismo.

·         Realização da expedição de reconhecimento do rio Muqui do Sul, para desenvolver o projeto “Descida do Rio Muqui do Sul” em Mimoso do Sul.

·         Constituição do Estatuto e documentação para o registro da ONG Alma do Rio.

·         Realização da expedição de reconhecimento do rio Muqui do Sul, para desenvolver o projeto “Descida do Rio Muqui do Sul” em Mimoso do Sul.

·         Organização e participação na Versão Mar dos Passos de Anchieta – www.abapa.org.br/versao_mar.htm

·         Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES no Parque de Exposição de Santa Teresa, na festa dos 100 anos de imigração italiana.

·         Realização da Expedição no Rio Doce, de Baixo Guandu a Regência, para estudos da implantação do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce nos trechos Baixo Guandu a Colatina e Colatina a Linhares.

·         Realização do 3º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce no trecho Linhares a Regência, com participação de 500 pessoas.

·         Visita para acompanhamento das obras da Hidrelétrica de Aimorés e preparação para a implantação da etapa Baixo Guandu a Colatina, do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce.

·         Apresentação do Projeto "Para onde vai o meu xixi e o meu coco" com ênfase na solução da biofossa, na XVI Feira do Verde, em Vitória-ES.

·          

 

Ano 2006

 

·         Estruturação do site www.projetopeixinho.org.br para apoiar a ONG Projeto Peixinho, que realiza ações sociais junto às famílias de pescadores do litoral capixaba.

·         Planejamento e organização do 17º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.

·         Participação no I Fórum das Águas de Linhares, mostrando a importância do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce para a conscientização na defesa dos recursos hídricos e apresentação do Projeto “Para onde vai o meu xixi e o meu coco?” para um público de 500 estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

·         Participação na Descida Ecológica do rio Doce trecho Itapina-Colatina, como festividade do II Fórum das Águas do Rio Doce.

·         Participação no II Fórum das Águas do Rio Doce, com o Projeto “Para onde vai o meu xixi e o meu coco?”, atendendo aproximadamente 3 mil estudantes de 1ª a 8ª série.

·         Criação do Dragão da Poluição que foi às ruas da cidade de Colatina, junto com os alunos da Escola Rubens Rangel, e circulou no local do II Fórum das Águas do Rio Doce.

·         Planejamento e organização para a descida do rio Amazonas de navio de passageiros, como preparação para o Projeto Uma Rota de Aventuras, a ser realizado com a descida de caiaques de Manaus a Belém.

·         Realização do 4º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce no trecho Linhares-Regência com a participação de 600 pessoas.

·         Apresentação do Projeto "Energia Limpa" mostrando o 1º Aerogerador Brasileiro em produção comercial, o Aquecedor Solar como alternativa de economia de eletricidade e a ênfase bíofossa como solução do esgoto residencial, na XVII Feira do Verde, em Vitória-ES.

·         Planejamento para o III Fórum das Águas do Rio Doce a ser realizado em Ipatinga-MG. A Alma do Rio será responsável pelo concurso do Dragão da Poluição envolvendo escolas da Bacia do Rio Doce, e a organização de decida ecológica para a abertura do evento.

·         Realização de visita a Hidrelétrica Funil, no rio Grande, afluente da bacia do Paraná, onde edificaram um elevador para peixes de piracema.

·         Apresentação do projeto de Lei para construção de STPs – Sistema para Transposição de Peixes de piracema nas barragens construídas no E.S., para ser defendida na Assembléia Legislativa.

·         Visita a cidade de São Tomé da Letras-MG para observar o dano ambiental produzido pela mineração de rochas ornamentais, para discutir no E.S. o resultado negativo da exploração de mármore e granito, e propor leis de proteção.

·         Realização da 2ª travessia de caiaque ao redor da ilha de Vitória, para preparação do projeto “Volta da Vitória”, a ser realizado todos os anos em caiaques, como um grande evento esportivo-turístico-ambiental.

·         Palestra sobre Biofossa e o projeto "Para onde vai o meu xixi e o meu cocô?" para alunos do curso Técnico Pós-médio de Meio Ambiente do Colégio Estadual Itagiba Escobar em Cariacica-ES.

·         Participação no curso de Permacultura, realizado pelo Instituto ECOOCA, em Alfredo Chaves-ES.

·         Apresentação da defesa do fenômeno piracema na reunião do Comitê da Bacia do Rio Doce, no Instituto Terra, em Aimorés-MG.

·         Participação do Seminário Rio Cidade Solar, em defesa da implementação de leis municipais de incentivo ao uso da energia solar para substituição de chuveiros elétricos nas residências.

 

Ano 2007

 

·         Realização da Expedição Travessia do Espírito Santo de Oeste a Leste - De Baixo Guandu ao Mar, com a finalidade de planejar as etapas do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce, que este ano será implantado em três etapas, abrangendo todo o percurso do rio Doce dentro do Estado.

·         Visita ao laboratório de Sistemas para Transposição de Peixes de Piracema – STPs,  junto ao Professor da UFMG, Doutor Alexandre Lima Godinho, para planejamento do Seminário em Defesa da Piracema, que ocorrerá no dia 20 de abril, na Assembléia Legislativa do ES.

·         Realização das oficinas de confecção do Dragão da Poluição em nove escolas da cidade de Ipatinga-MG, para o concurso no III Fórum das Águas do Rio Doce, de 28 a 31 de março.

·         Planejamento e organização do 18º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.

·         Realização da 1ª Volta da Vitória, com 150 canoístas contornando a ilha de Vitória em caiaques.

·         Palestra sobre Bacias Hidrográficas do E.S. na Escola Municipal Arthur da Costa e Silva em Bairro República, Vitória-ES.

·         Realização do Seminário em Defesa da Piracema, com a presença do Professor da UFMG, Doutor Alexandre Lima Godinho, Diretor do Centro de Pesquisa de Sistemas para Transposição de Peixes Migratórios da UFMG.

·         Realização da 1ª Etapa da Travessia do Espírito Santo de Oeste a Leste – De Baixo Guandu ao Mar, que vai levar todos os anos os capixabas a atravessarem o Estado através do Rio Doce. Esta etapa contou com 55 canoístas que fizeram o percurso de 42 km entra Baixo Guandu e Colatina.

·         Descida de reconhecimento do Rio Muqui do Sul em Mimoso do Sul para reconhecimento do trecho da Curva do Santo até a antiga barragem da usina hidrelétrica.

·         Realização da Travessia de Portugal de Leste a Oeste – Descida do Rio Douro, como parte da Luta em Defesa da Piracema, devido ao Grupo EDP ser proprietária da Barragem de Mascarenhas no rio Doce, e das cinco barragens do Rio Douro, em Portugal.

·         Realização do 1º Passeio Ecológico Descida do Rio Muqui do Sul em Mimoso do Sul em parceria com o IEMA e a SAMARCO.

·         Palestra para os alunos do Curso Técnico de Turismo da Escola Jacaraípe, sobre Turismo Ecológico e a importância da recuperação e manutenção dos ecossistemas.

·         Participação na 5ª Edição “Os Caminhos de São Pedro” em Mimoso do Sul, promovendo o evento através do envio de 40 mil e-mails e produzindo o vídeo documentário do evento.

·         Visita a Fazenda Experimental de Maria da Fé, da EPAMIG, para conhecer o cultivo de plantio de oliveiras com a finalidade de implantar no Espírito Santo o projeto de incentivo ao cultivo de oliveiras para estimular o reaproveitamento de terras degradadas ou de preservação permanente que possa gerar renda para os agricultores com o plantio de culturas permanentes.

·         Apresentação do Projeto "Aprendendo com o Girassol” para despertar a população quanto ao uso da energia solar para aquecimento de água para o banho e cozinha, na XVIII Feira do Verde, em Vitória-ES.

·         Palestra sobre o projeto "Para onde vai o meu xixi e o meu coco?" para jovens da pastoral ecológica da paróquia São Francisco de Assis no bairro Feu Rosa, na Serra.

·         Participação na audiência pública sobre implantação do gasoduto da Petrobrás no município de Anchieta e Guarapari;

·         Reunião com técnicos do IEMA para discussão técnica da Lei em defesa da piracema.

·         Visita técnica à Aracruz Celulose para conhecer as pesquisas realizadas pela empresa sobre a biodiversidade no sub bosque do eucalipto.

·         Realização da 5ª Edição do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce, de Linhares a Regência, com o tema “Em Defesa da Piracema! Em Defesa da Vida!”. O evento contou com cento e cinqüenta participantes em caiaques e canoas.

·         Participação na audiência pública sobre implantação de PCHE no rio Jucu, no município de Domingos Martins;

·         Visita a EPAMIG Maria da Fé-MG para conhecer o processo de plantio e cultivo de oliveiras para produção de azeitonas e extração de azeite de oliva. Produção de vídeo reportagem sobre a viagem e o cultivo da oliveira.

·         Palestra para técnicos do INCAPER e produtores agrícolas do município de Venda Nova do Imigrante, para discussão técnica do projeto de implantação do cultivo de oliveiras no ES.

 

Ano 2008

 

·         Participação na coordenação do IV Fórum das Águas do Rio Doce, com a construção de maquete de Sistema de Transposição de Peixes Migratórios, para colocação na barragem da oficina “Ciclo das Águas”. Construção do estande da Usina Hidrelétrica de Aimorés sobre o tema “Defesa da Piracema”, com uma maquete da barragem, vertedouro e Sistema de Transposição de Peixes. Coordenação da construção da Praça do Saneamento, oficinas para o projeto “Dragão da Poluição” envolvendo nove escolas municipais e estaduais, para o concurso do Dragão da Poluição, além de palestras para monitores voluntários e desenvolvimento de maquetes virtuais em 3D.

·         Oficina na Lagoa Juparanã para turma de 6ª Série do Colégio Americano Batista da Praia da Costa, sobre a importância da lagoa como sítio de reprodução dos peixes da bacia do Rio Doce.

·         Planejamento e organização do 19º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Participação da Ação Ambiental em defesa da Praia do Caju, na lagoa Juparanã, promovida pelo Instituto BioLago.

·         Expedição no rio Beneventes para reconhecimento e identificação do potencial para promover passeios ecológicos.

·         Expedição na Serra do Cipó em Minas Gerais para conhecer a região divisora de águas da bacia do Rio Doce e a bacia do Rio São Francisco.

·         Expedição na Serra do Caparaó para conhecer a região de divisão de águas da bacia do Rio Doce, a bacia do Rio Itapemirim e a bacia do Rio Itabapoana.

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 32ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, onde foi apresentada uma trilha de animais em risco de extinção na Bacia do Rio Doce, oficinas sobre Estudo dos Solos, Resíduos Sólidos, Biofossa, Geração de Energia e Maquete da Bacia do Rio Doce.

·         Planejamento da 2ª Edição da Volta da Vitória de Canoagem.

·         Planejamento da 1ª Edição da Travessia da Lagoa Juparanã de Caonagem.

·         Participação de ação internacional de ajuda humanitária a Guine-Bissau, um dos vinte países de menor índice de desenvolvimento social, com finalidade de analisar os recursos naturais existentes no país que permitam soluções habitacionais de menor custo e mais saudáveis, em relação ao tipo de construções tradicionais das etnias guinenses.

 

 Ano 2009

 

·         Participação na coordenação do V Fórum das Águas do Rio Doce na coordenação de oficinas para o projeto “Boi Tata” envolvendo duas escolas municipais, com foco na conscientização ambiental, e desenvolvimento do Portal do Granito, apresentando as vantagens ambientais desse material de construção comparado a cerâmica.

·         Participação na reunião da eleição da diretoria da CIPE Rio Doce, em Belo Horizonte-MG.

·         Planejamento e organização do 20º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Participação na reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce que aconteceu no Instituto Terra em Aimorés-MG.

·         Travessia da Lagoa Juparanã no lançamento do Clube de Canoagem Alma do Rio.

·         Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.

·         Visita a Feira do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim para conhecer o tijolo modular feito com lama da serragem das rochas ornamentais.

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 33ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, onde foi apresentada uma réplica cenográfica da casa dos primeiros imigrantes italianos no ES, trilha de animais em risco de extinção na Mata Atlântica, oficinas sobre Plásticos, Granito, Acupuntura nos Cavalos da Polícia Militar do ES, Apicultura, Agroturismo do Município da Serra-ES, teatro sobre a evolução da agricultura desde os gregos até a atualidade no ES.

·         Apresentação do Projeto "Granito" mostrando a comparação dos danos ambientais da extração do granito em comparação a outros materiais de construção, na XX Feira do Verde, em Vitória-ES.

·         Realização da Travessia da Baía de Vitória, em comemoração aos 20 anos da Feira do Verde.

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a Feira Agropecuária de Nanuque-MG, a convite do Sindicato dos Produtores Rurais de Nanuque, onde foi apresentada oficinas sobre Estudo dos Solos, Resíduos Sólidos, Biofossa, Geração de Energia e mostra de pequenos animais.

·         Participação de audiência no Fórum de Santa Teresa-ES, sobre Plásticos Oxibiodegradáveis, em função da lei estadual que obriga o uso dessa tecnologia nas sacolas plásticas oferecidas pelo comércio capixaba. O promotor público da comarca exigiu o cumprimento da lei pelos comerciantes. A participação nesta audiência foi para contribuir tecnicamente sobre esta tecnologia.

·         Palestras nas escolas, Câmara dos Vereadores e ginásio poliesportivo em São Roque do Canaã, sobre Plásticos Oxibiodegradáveis, em função da lei estadual que obriga o uso dessa tecnologia nas sacolas plásticas oferecidas pelo comércio capixaba. Estas palestras foram parte do acordo feito pelo Ministério Público Municipal com a Prefeitura de São Roque do Canaã.

·         Realização da Descida do Rio Benevente com o Clube Alma do Rio de Canoagem.

 

 

Ano 2010

 

·         Planejamento e organização do 21º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 34ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, onde foi construído o “Labirinto Ambiental. Suas escolhas definem o futuro do planeta.”, projeto desenvolvido para ajudar os alunos a experimentarem de forma física a sensação de acerto e erro. Doze mil alunos das escolas públicas e privadas passaram pelo labirinto.

·         Organização da reunião dos deputados da CIPE Rio Doce que aconteceu na área de técnica científica da 34ª GranExpoES, com o tema “Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce”.

·         Desenvolvimento do projeto Festival Candeias de Vídeo Reportagens que aconteceu na cidade mineira de Candeias, envolvendo toda a comunidade escolar do município. Os alunos foram capacitados para formarem equipes de vídeo reportagens com a finalidade de produzirem um vídeo com 5 minutos, com o tema: “Desenvolvimento Sustentável do Município de Candeias”. Em praça pública, 23 vídeos foram apresentados e os jurados escolheram os melhores do Festival. Os alunos do 8º ano assistiram a tudo de perto e já se encontram motivados para a realização do II Festival Candeias de Vídeo, permitindo uma continuidade da busca incessante de melhoria da conduta ambiental dos munícipes, além de promover uma nova geração de jovens comprometidos com o meio ambiente e a sociedade, abrindo caminho para novos profissionais, além de oferecer um ambiente saudável para que se dediquem aos estudos e se tornem exemplos para sua geração.

·         Visitação de pedreiras de granito para observação das ações de mitigação e prevenção aos danos ambientais. Foram visitadas pedreiras em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Ano 2011

 

·         Planejamento e organização do 22º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 35ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo doze mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.

·          Organização da reunião dos deputados da CIPE Rio Doce que aconteceu na área de técnica científica da 35ª GranExpoES, com o tema “Capacitação de técnicos das prefeituras para elaboração de projetos capazes de serem aprovados a utilizarem verbas destinadas ao Plano de Recuperação da Bacia do Rio Doce”. São dois bilhões e quatrocentos milhões de Reais em dez anos, destinados no PPA do Governo Federal para saneamento básico e educação ambiental.

·         Coordenação de realização do Passeio Ecológico Descida do Rio Itaúnas, em comemoração aos 20 anos de fundação do Parque Estadual Itaúnas. O IEMA solicitou a Alma do Rio que organizasse descidas para que os funcionários dos escritórios da capital fossem conhecer de perto o parque, aproveitando as descidas em caiaques para integração de equipe, conhecimento do parque, identificação das dificuldades enfrentadas pelos funcionários do parque, além da sensação de prazer de vivenciar uma das áreas preservadas de grande beleza do patrimônio natural capixaba.

 

Ano 2012

 

·         Construção de casa com padrão sustentável utilizando tijolos ecológicos para divulgação da ideia e apoio ao proprietário e aposentado por invalidez que solicitou apoio da Alma do Rio, detentora da tecnologia de construção sustentável.

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 36ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo doze mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.

·         Coordenação do Festival de Frutos do Mar do ES, na cidade de Iriri, Anchieta-ES, com a finalidade de dar um novo perfil de visitantes, preparando para uma grande mudança do evento em 2013.

Ano 2013

 

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 1ª GranExpoNorte no Parque de Exposição de Linhares-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo 8 mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.

·         Coordenação e realização do Passeio Ecológico Descida do Rio Itaúnas, em comemoração aos 22 anos de fundação do Parque Estadual Itaúnas. O IEMA solicitou a Alma do Rio que organizasse descidas para integração da comunidade com o parque e estímulo ao turismo de aventura gerando trabalho e renda para os empreendedores locais.

·         Coordenação da Maior Omelete do Brasil durante a 37ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, para divulgar o Município de Santa Maria de Jetibá, como maior produtor de ovos do Espírito Santo e segundo maior do Brasil. Foram 10.460 ovos numa panela de 3,50 m de diâmetro e 35 cm de profundidade. O evento teve cobertura da equipe do Programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga e foi transmitido nacionalmente e internacionalmente pela Rede Globo.

·        Participação na Expedição Tabuleiro de Monte Cristo no rio Tapajós, por 250 km remando com um grupo de canoístas e produção do documentário em vídeo para divulgar a expedição e o turismo de aventura na região de Santarém.

·         Coordenação da Maior Paella Marineira do Brasil durante o Festival de Frutos do Mar do ES, na cidade de Iriri, Anchieta-ES. A panela gigante de 3,50 m de diâmetro e 35 cm de profundidade foi utilizada mais uma vez para este evento que teve teve cobertura da equipe do Programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga.

Ano 2014

 

·         Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 2ª GranExpoNorte no Parque de Exposição de Linhares-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo 8 mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.

·        Coordenação da Expedição Tabuleiro de Monte Cristo e Cachoeira do Aruã no rio Tapajós e rio Arapiuns (afluente do Tapajós), que acontecerá nos dias 11 a 19 de setembro, consolidando o turismo de aventura na região de Santarém.

·         Construção de caiaques desmontáveis para utilização no Treinamento da Travessia Internacional do Brasil - Descida do Rio Amazonas.

·         Realização do Treinamento da Travessia Internacional do Brasil - Descida do Rio Amazonas, num percurso de 780 km, de Manacapuru-AM até Santarém-PA, representando o trecho médio do percurso a ser realizado em 2016 no projeto Mais Cores para a Amazônia, que levará 30 mil kits de colorir para alegras as crianças ribeirinhas do Rio Amazonas

Ano 2015

 

·         Realização da Expedição Rio Doce em Foco para comparar imagens registradas em outras épocas de estiagem, com a seca histórica que atravessa o rio Doce neste ano.

·        Planejamento e Execução do Projeto Mais Cores para a Amazônia a ser realizado em junho e julho de 2016.

 

 

 

 

Fale com Gente  

Paulo Randow - Diretor Presidente - Cel: 27 99932-5791

 

Webmaster: Paulo Randow

Todos os direitos reservados / All rights reserved