Ações da Ong Alma do Rio - Mais Cores

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ALMA DO RIO
Mais Cores para a Amazônia

More Colors for Amazon

Ano 2000

· 2º Lugar do Prêmio Tião Sá de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória. Uma conquista da Parceria Educacional Escola Espaço Dinâmico e Estação Biologia Marinha Ruschi.

· Ato de Louvor na Câmara dos Vereadores de Vitória.
· Voto de Louvor no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Vitória.
· Voto de Congratulações da Câmara dos Vereadores de Vitória.
· Influenciamos o Conselho Estadual de Saúde a formar uma Comissão Temática para investigar os índices de reclamações dos sintomas alergo-respiratórios da população de Vitória, a realizar audiência pública para apresentação dos resultados da pesquisa à população e a levar a metodologia desenvolvida em nossa escola para todos os Conselhos Municipais de Saúde do ES.

Ano 2001

· Realizamos assessoria para elaborar o Quadro de Risco Ambiental de Vila Velha, envolvendo alunos de 12 escolas particulares e 33 escolas públicas municipais de Vila Velha.
· Participamos da Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do ES, pela CPI do Meio Ambiente, apresentando o resultado da Pesquisa Boca de Urna da Poluição.
· Participamos da Audiência Pública sobre a Poluição de Vitória-ES, realizada na Câmara dos Vereadores, apresentando os resultados da Boca de Urna da Poluição.
· FIOCRUZ utiliza dados da Pesquisa Boca de Urna da Poluição para emitir laudo do Pronto Socorro de Carapina - Serra-ES.
· Projeto Boca de Urna da Poluição é apresentado a FAMOPES - Federação das Associações de Moradores do ES.
· Projeto Boca de Urna da Poluição é destaque na Reunião do Conselho Nacional de Saúde em Brasília-DF.
· Participamos da Mesa Redonda sobre Poluição Ambiental no Instituto Humboldt.
· FUNASA - Fundação Nacional de Saúde aprova Pesquisa da Poluição e apresentará proposta para aplicar a metodologia em escolas de todo o país.
· Realização do “Projeto Aula no Trem” levando alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental para conhecer o rio Doce no ES, observar as áreas degradadas nas margens do rio e conhecer as obras da Hidrelétrica de Aimorés;

Ano 2002

· Conclusão da assessoria para elaborar o Quadro de Risco Ambiental de Vila Velha, envolvendo alunos de 12 escolas particulares e 33 escolas públicas municipais de Vila Velha. Atingimos 12.000 entrevistados.
· Desenvolvimento do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES.
· Projeto "Em Defesa do Rio Doce" apresentou sua 1ª Etapa com a Exposição Bacias Hidrográficas do E.S. na XIII Feira do Verde, sendo considerado pelo Jornal A Tribuna como um dos estandes mais importantes da Feira.
· Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES no Supermercado Perin da Mata da Praia.
· Desenvolvimento do site www.regencia.org.br para apoiar o desenvolvimento social e turístico da comunidade da Vila de Regência, na foz do rio Doce.
· Desenvolvimento do site www.augustoruschi.com.br para apoiar o Projeto Arca de Noé.
· Início das expedições de reconhecimento do Rio Doce no trecho de Linhares-Regência.
· Implantação do projeto eco-turístico Passeio Ecológico Descida do Rio Doce.
· Realização do “Projeto Aula no Trem” levando alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental para conhecer o rio Doce no ES, observar as áreas degradadas nas margens do rio, conhecer as obras da Hidrelétrica de Aimorés, além de visitar e conversar com moradores de Itueta, cidade que será inundada pela represa.

Ano 2003

· Implantação de uma escola de informática na Vila de Regência com custos baixos para promover a inclusão digital dos jovens e adultos.
· Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES na praça principal de Regência.
· Projeto "Em Defesa do Rio Doce" apresentou sua 2ª Etapa com a Exposição Rio Doce – 3 milhões de pessoas necessitam de suas águas, na XIV Feira do Verde.
· Desenvolvimento do site www.orca.org.br para apoiar o Instituto Orça de Pesquisa e Conservação Marinha, que defendem os mamíferos marinhos.
· Realização do 1º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce com a participação de 25 pessoas.
· Realização do 14º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Organização da excursão da Banda de Congo Mirim de Regência em sua visita ao Convento da Penha, com apresentação no campinho e no hall de entrada do Supermercado Perim da Mata da Praia em Vitória, recebendo almoço da Escola Espaço Dinâmico, realizando visita ao Parque da Pedra da Cebola em Vitória.
· Realização de Bazar Educacional na Escola Municipal de Areial, uma escola unidocente carente, situada no vilarejo Areial, às margens do rio Doce, com uma população de cerca de 300 pessoas
· Realização do “Projeto Aula no Trem” levando alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental para conhecer o rio Doce no ES, observar as áreas degradadas nas margens do rio, conhecer as obras da Hidrelétrica de Aimorés, além de visitar as obras da Nova Itueta, cidade que estava sendo construída para transferência da população de Itueta que será inundada pela represa.
· Participação na Exposição de Linhares no parque de exposições, na Festa da Cidade, apresentando o potencial do ecoturísmo da vila de Regência.
· Participação de audiências públicas realizadas na cidade de Baixo Guandú, Itueta e Aimorés sobre os impactos sociais e ambientais da construção da Hidrelétrica de Aimorés.
· Mobilização da comunidade de Regência para a conquista do asfalto de Linhares- Regência, e participação nas reuniões de negociação com a Petrobrás para essa conquista.
· Participação da 1ª Descida Ecológica do Rio Santa Maria do rio Doce, desde sua nascente em Santa Teresa e sua foz no rio Doce em Colatina.

Ano 2004

· Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES no Colégio São Camilo em Cobilândia, Vila Velha-ES, na palestra “Água para a vida”.
· Projeto "Em Defesa do Rio Doce" apresentou sua 3ª Etapa com o lançamento simbólico da ONG Alma do Rio, onde apresentou as propostas da organização, realizou discussão sobre o impacto da pecuária no desmatamento da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, na XV Feira do Verde.
· Desenvolvimento do site www.almadorio.org.br como ferramenta de trabalho, desenvolvimento e divulgação da Alma do Rio.
· Desenvolvimento do site www.aliancabrasileira.org para apoiar a ONG Aliança Brasileira nos Estados Unidos, que apóiam as comunidades brasileiras que migraram para os Estados Unidos.
· Realização do 2º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce com a participação de 200 pessoas.
· Produção do CD “Rio Doce” com informações e fotos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Doce.
· Realização do 15º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Organização da excursão da Banda de Congo Mirim de Regência em sua visita ao Convento da Penha, com apresentação no campinho, recebendo de senhoras de Vila Velha o almoço, realizando visita ao Museu Ferroviário da Vale do Rio Doce e à Casa das Ciências Físicas, da Prefeitura de Vitória.
· Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.
· Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES na palestra “O impacto da escassez de água na saúde da população”, para os alunos do curso de Enfermagem da Universidade de Vila Velha-ES.
· Mobilização da comunidade de Regência para a conquista do asfalto de Linhares- Regência, e participação nas reuniões de negociação com a Petrobrás para essa conquista.
· Participação na Feira da Terra na Prainha de Vila Velha, realizando coleta de lixo na prainha e conscientizando a população do retorno negativo à própria comunidade, do lixo lançados de forma incorreta na natureza.
· Realização da expedição de reconhecimento em volta da Ilha de Vitória, para desenvolver o projeto “Volta da Vitória”, um passeio ecológico de caiaque ao redor da ilha.
· Realização da expedição de reconhecimento do rio Piraqueaçu, para desenvolver o projeto “Descida do Rio Piraqueaçu” em Aracruz.

Ano 2005

· Desenvolvimento do site www.abapa.org.br para apoiar a ONG Associação Amigos dos Passos de Anchieta, que realizam a caminhada de Vitória-Anchieta.
· Mobilização da comunidade de Regência para a conquista do asfalto de Linhares-Regência, e participação nas reuniões de negociação com a Petrobrás para essa conquista.
· Realização do 16º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Planejamento e organização da excursão da Banda de Congo Mirim de Regência em sua visita anual ao Convento da Penha.
· Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.
· Participação na Caminhada dos Imigrantes em Santa Leopoldina e Santa Teresa.
· Participação no lançamento da Rota dos Vales e do Café, realizada pela Sub-Secretaria de Turismo do ES, em parceria com as prefeituras do Sul do Estado, visando fomentar o turismo e o ecoturismo.
· Realização da expedição de reconhecimento do rio Muqui do Sul, para desenvolver o projeto “Descida do Rio Muqui do Sul” em Mimoso do Sul.
· Constituição do Estatuto e documentação para o registro da ONG Alma do Rio.
· Realização da expedição de reconhecimento do rio Muqui do Sul, para desenvolver o projeto “Descida do Rio Muqui do Sul” em Mimoso do Sul.
· Organização e participação na Versão Mar dos Passos de Anchieta – www.abapa.org.br/versao_mar.htm
· Apresentação do Painel Eletrônico das Bacias Hidrográficas do ES no Parque de Exposição de Santa Teresa, na festa dos 100 anos de imigração italiana.
· Realização da Expedição no Rio Doce, de Baixo Guandu a Regência, para estudos da implantação do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce nos trechos Baixo Guandu a Colatina e Colatina a Linhares.
· Realização do 3º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce no trecho Linhares a Regência, com participação de 500 pessoas.
· Visita para acompanhamento das obras da Hidrelétrica de Aimorés e preparação para a implantação da etapa Baixo Guandu a Colatina, do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce.
· Apresentação do Projeto "Para onde vai o meu xixi e o meu coco" com ênfase na solução da biofossa, na XVI Feira do Verde, em Vitória-ES.

Ano 2006

· Estruturação do site www.projetopeixinho.org.br para apoiar a ONG Projeto Peixinho, que realiza ações sociais junto às famílias de pescadores do litoral capixaba.
· Planejamento e organização do 17º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.
· Participação no I Fórum das Águas de Linhares, mostrando a importância do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce para a conscientização na defesa dos recursos hídricos e apresentação do Projeto “Para onde vai o meu xixi e o meu coco?” para um público de 500 estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
· Participação na Descida Ecológica do rio Doce trecho Itapina-Colatina, como festividade do II Fórum das Águas do Rio Doce.
· Participação no II Fórum das Águas do Rio Doce, com o Projeto “Para onde vai o meu xixi e o meu coco?”, atendendo aproximadamente 3 mil estudantes de 1ª a 8ª série.
· Criação do Dragão da Poluição que foi às ruas da cidade de Colatina, junto com os alunos da Escola Rubens Rangel, e circulou no local do II Fórum das Águas do Rio Doce.
· Planejamento e organização para a descida do rio Amazonas de navio de passageiros, como preparação para o Projeto Uma Rota de Aventuras, a ser realizado com a descida de caiaques de Manaus a Belém.
· Realização do 4º Passeio Ecológico Descida do Rio Doce no trecho Linhares-Regência com a participação de 600 pessoas.
· Apresentação do Projeto "Energia Limpa" mostrando o 1º Aerogerador Brasileiro em produção comercial, o Aquecedor Solar como alternativa de economia de eletricidade e a ênfase bíofossa como solução do esgoto residencial, na XVII Feira do Verde, em Vitória-ES.
· Planejamento para o III Fórum das Águas do Rio Doce a ser realizado em Ipatinga-MG. A Alma do Rio será responsável pelo concurso do Dragão da Poluição envolvendo escolas da Bacia do Rio Doce, e a organização de decida ecológica para a abertura do evento.
· Realização de visita a Hidrelétrica Funil, no rio Grande, afluente da bacia do Paraná, onde edificaram um elevador para peixes de piracema.
· Apresentação do projeto de Lei para construção de STPs – Sistema para Transposição de Peixes de piracema nas barragens construídas no E.S., para ser defendida na Assembléia Legislativa.
· Visita a cidade de São Tomé da Letras-MG para observar o dano ambiental produzido pela mineração de rochas ornamentais, para discutir no E.S. o resultado negativo da exploração de mármore e granito, e propor leis de proteção.
· Realização da 2ª travessia de caiaque ao redor da ilha de Vitória, para preparação do projeto “Volta da Vitória”, a ser realizado todos os anos em caiaques, como um grande evento esportivo-turístico-ambiental.
· Palestra sobre Biofossa e o projeto "Para onde vai o meu xixi e o meu cocô?" para alunos do curso Técnico Pós-médio de Meio Ambiente do Colégio Estadual Itagiba Escobar em Cariacica-ES.
· Participação no curso de Permacultura, realizado pelo Instituto ECOOCA, em Alfredo Chaves-ES.
· Apresentação da defesa do fenômeno piracema na reunião do Comitê da Bacia do Rio Doce, no Instituto Terra, em Aimorés-MG.
· Participação do Seminário Rio Cidade Solar, em defesa da implementação de leis municipais de incentivo ao uso da energia solar para substituição de chuveiros elétricos nas residências.

Ano 2007

· Realização da Expedição Travessia do Espírito Santo de Oeste a Leste - De Baixo Guandu ao Mar, com a finalidade de planejar as etapas do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce, que este ano será implantado em três etapas, abrangendo todo o percurso do rio Doce dentro do Estado.
· Visita ao laboratório de Sistemas para Transposição de Peixes de Piracema – STPs, junto ao Professor da UFMG, Doutor Alexandre Lima Godinho, para planejamento do Seminário em Defesa da Piracema, que ocorrerá no dia 20 de abril, na Assembléia Legislativa do ES.
· Realização das oficinas de confecção do Dragão da Poluição em nove escolas da cidade de Ipatinga-MG, para o concurso no III Fórum das Águas do Rio Doce, de 28 a 31 de março.
· Planejamento e organização do 18º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.
· Realização da 1ª Volta da Vitória, com 150 canoístas contornando a ilha de Vitória em caiaques.
· Palestra sobre Bacias Hidrográficas do E.S. na Escola Municipal Arthur da Costa e Silva em Bairro República, Vitória-ES.
· Realização do Seminário em Defesa da Piracema, com a presença do Professor da UFMG, Doutor Alexandre Lima Godinho, Diretor do Centro de Pesquisa de Sistemas para Transposição de Peixes Migratórios da UFMG.
· Realização da 1ª Etapa da Travessia do Espírito Santo de Oeste a Leste – De Baixo Guandu ao Mar, que vai levar todos os anos os capixabas a atravessarem o Estado através do Rio Doce. Esta etapa contou com 55 canoístas que fizeram o percurso de 42 km entra Baixo Guandu e Colatina.
· Descida de reconhecimento do Rio Muqui do Sul em Mimoso do Sul para reconhecimento do trecho da Curva do Santo até a antiga barragem da usina hidrelétrica.
· Realização da Travessia de Portugal de Leste a Oeste – Descida do Rio Douro, como parte da Luta em Defesa da Piracema, devido ao Grupo EDP ser proprietária da Barragem de Mascarenhas no rio Doce, e das cinco barragens do Rio Douro, em Portugal.
· Realização do 1º Passeio Ecológico Descida do Rio Muqui do Sul em Mimoso do Sul em parceria com o IEMA e a SAMARCO.
· Palestra para os alunos do Curso Técnico de Turismo da Escola Jacaraípe, sobre Turismo Ecológico e a importância da recuperação e manutenção dos ecossistemas.
· Participação na 5ª Edição “Os Caminhos de São Pedro” em Mimoso do Sul, promovendo o evento através do envio de 40 mil e-mails e produzindo o vídeo documentário do evento.
· Visita a Fazenda Experimental de Maria da Fé, da EPAMIG, para conhecer o cultivo de plantio de oliveiras com a finalidade de implantar no Espírito Santo o projeto de incentivo ao cultivo de oliveiras para estimular o reaproveitamento de terras degradadas ou de preservação permanente que possa gerar renda para os agricultores com o plantio de culturas permanentes.
· Apresentação do Projeto "Aprendendo com o Girassol” para despertar a população quanto ao uso da energia solar para aquecimento de água para o banho e cozinha, na XVIII Feira do Verde, em Vitória-ES.
· Palestra sobre o projeto "Para onde vai o meu xixi e o meu coco?" para jovens da pastoral ecológica da paróquia São Francisco de Assis no bairro Feu Rosa, na Serra.
· Participação na audiência pública sobre implantação do gasoduto da Petrobrás no município de Anchieta e Guarapari;
· Reunião com técnicos do IEMA para discussão técnica da Lei em defesa da piracema.
· Visita técnica à Aracruz Celulose para conhecer as pesquisas realizadas pela empresa sobre a biodiversidade no sub bosque do eucalipto.
· Realização da 5ª Edição do Passeio Ecológico Descida do Rio Doce, de Linhares a Regência, com o tema “Em Defesa da Piracema! Em Defesa da Vida!”. O evento contou com cento e cinqüenta participantes em caiaques e canoas.
· Participação na audiência pública sobre implantação de PCHE no rio Jucu, no município de Domingos Martins;
· Visita a EPAMIG Maria da Fé-MG para conhecer o processo de plantio e cultivo de oliveiras para produção de azeitonas e extração de azeite de oliva. Produção de vídeo reportagem sobre a viagem e o cultivo da oliveira.
· Palestra para técnicos do INCAPER e produtores agrícolas do município de Venda Nova do Imigrante, para discussão técnica do projeto de implantação do cultivo de oliveiras no ES.

Ano 2008

· Participação na coordenação do IV Fórum das Águas do Rio Doce, com a construção de maquete de Sistema de Transposição de Peixes Migratórios, para colocação na barragem da oficina “Ciclo das Águas”. Construção do estande da Usina Hidrelétrica de Aimorés sobre o tema “Defesa da Piracema”, com uma maquete da barragem, vertedouro e Sistema de Transposição de Peixes. Coordenação da construção da Praça do Saneamento, oficinas para o projeto “Dragão da Poluição” envolvendo nove escolas municipais e estaduais, para o concurso do Dragão da Poluição, além de palestras para monitores voluntários e desenvolvimento de maquetes virtuais em 3D.
· Oficina na Lagoa Juparanã para turma de 6ª Série do Colégio Americano Batista da Praia da Costa, sobre a importância da lagoa como sítio de reprodução dos peixes da bacia do Rio Doce.
· Planejamento e organização do 19º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Participação da Ação Ambiental em defesa da Praia do Caju, na lagoa Juparanã, promovida pelo Instituto BioLago.
· Expedição no rio Beneventes para reconhecimento e identificação do potencial para promover passeios ecológicos.
· Expedição na Serra do Cipó em Minas Gerais para conhecer a região divisora de águas da bacia do Rio Doce e a bacia do Rio São Francisco.
· Expedição na Serra do Caparaó para conhecer a região de divisão de águas da bacia do Rio Doce, a bacia do Rio Itapemirim e a bacia do Rio Itabapoana.
· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 32ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, onde foi apresentada uma trilha de animais em risco de extinção na Bacia do Rio Doce, oficinas sobre Estudo dos Solos, Resíduos Sólidos, Biofossa, Geração de Energia e Maquete da Bacia do Rio Doce.
· Planejamento da 2ª Edição da Volta da Vitória de Canoagem.
· Planejamento da 1ª Edição da Travessia da Lagoa Juparanã de Caonagem.
· Participação de ação internacional de ajuda humanitária a Guine-Bissau, um dos vinte países de menor índice de desenvolvimento social, com finalidade de analisar os recursos naturais existentes no país que permitam soluções habitacionais de menor custo e mais saudáveis, em relação ao tipo de construções tradicionais das etnias guinenses.

Ano 2009

· Participação na coordenação do V Fórum das Águas do Rio Doce na coordenação de oficinas para o projeto “Boi Tata” envolvendo duas escolas municipais, com foco na conscientização ambiental, e desenvolvimento do Portal do Granito, apresentando as vantagens ambientais desse material de construção comparado a cerâmica.
· Participação na reunião da eleição da diretoria da CIPE Rio Doce, em Belo Horizonte-MG.
· Planejamento e organização do 20º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Participação na reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce que aconteceu no Instituto Terra em Aimorés-MG.
· Travessia da Lagoa Juparanã no lançamento do Clube de Canoagem Alma do Rio.
· Participação na Descida Ecológica do rio Jucu.
· Visita a Feira do Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim para conhecer o tijolo modular feito com lama da serragem das rochas ornamentais.
· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 33ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, onde foi apresentada uma réplica cenográfica da casa dos primeiros imigrantes italianos no ES, trilha de animais em risco de extinção na Mata Atlântica, oficinas sobre Plásticos, Granito, Acupuntura nos Cavalos da Polícia Militar do ES, Apicultura, Agroturismo do Município da Serra-ES, teatro sobre a evolução da agricultura desde os gregos até a atualidade no ES.
· Apresentação do Projeto "Granito" mostrando a comparação dos danos ambientais da extração do granito em comparação a outros materiais de construção, na XX Feira do Verde, em Vitória-ES.
· Realização da Travessia da Baía de Vitória, em comemoração aos 20 anos da Feira do Verde.
· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a Feira Agropecuária de Nanuque-MG, a convite do Sindicato dos Produtores Rurais de Nanuque, onde foi apresentada oficinas sobre Estudo dos Solos, Resíduos Sólidos, Biofossa, Geração de Energia e mostra de pequenos animais.
· Participação de audiência no Fórum de Santa Teresa-ES, sobre Plásticos Oxibiodegradáveis, em função da lei estadual que obriga o uso dessa tecnologia nas sacolas plásticas oferecidas pelo comércio capixaba. O promotor público da comarca exigiu o cumprimento da lei pelos comerciantes. A participação nesta audiência foi para contribuir tecnicamente sobre esta tecnologia.
· Palestras nas escolas, Câmara dos Vereadores e ginásio poliesportivo em São Roque do Canaã, sobre Plásticos Oxibiodegradáveis, em função da lei estadual que obriga o uso dessa tecnologia nas sacolas plásticas oferecidas pelo comércio capixaba. Estas palestras foram parte do acordo feito pelo Ministério Público Municipal com a Prefeitura de São Roque do Canaã.
· Realização da Descida do Rio Benevente com o Clube Alma do Rio de Canoagem.

Ano 2010

· Planejamento e organização do 21º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 34ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, onde foi construído o “Labirinto Ambiental. Suas escolhas definem o futuro do planeta.”, projeto desenvolvido para ajudar os alunos a experimentarem de forma física a sensação de acerto e erro. Doze mil alunos das escolas públicas e privadas passaram pelo labirinto.
· Organização da reunião dos deputados da CIPE Rio Doce que aconteceu na área de técnica científica da 34ª GranExpoES, com o tema “Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce”.
· Desenvolvimento do projeto Festival Candeias de Vídeo Reportagens que aconteceu na cidade mineira de Candeias, envolvendo toda a comunidade escolar do município. Os alunos foram capacitados para formarem equipes de vídeo reportagens com a finalidade de produzirem um vídeo com 5 minutos, com o tema: “Desenvolvimento Sustentável do Município de Candeias”. Em praça pública, 23 vídeos foram apresentados e os jurados escolheram os melhores do Festival. Os alunos do 8º ano assistiram a tudo de perto e já se encontram motivados para a realização do II Festival Candeias de Vídeo, permitindo uma continuidade da busca incessante de melhoria da conduta ambiental dos munícipes, além de promover uma nova geração de jovens comprometidos com o meio ambiente e a sociedade, abrindo caminho para novos profissionais, além de oferecer um ambiente saudável para que se dediquem aos estudos e se tornem exemplos para sua geração.
· Visitação de pedreiras de granito para observação das ações de mitigação e prevenção aos danos ambientais. Foram visitadas pedreiras em Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e no Espírito Santo.

Ano 2011

· Planejamento e organização do 22º Encontro das Bandas de Congo do ES e Festa do Caboclo Bernardo na comunidade de Regência, na foz do rio Doce, em conjunto com a Associação do Congo Mirim de Regência.
· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 35ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo doze mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.
· Organização da reunião dos deputados da CIPE Rio Doce que aconteceu na área de técnica científica da 35ª GranExpoES, com o tema “Capacitação de técnicos das prefeituras para elaboração de projetos capazes de serem aprovados a utilizarem verbas destinadas ao Plano de Recuperação da Bacia do Rio Doce”. São dois bilhões e quatrocentos milhões de Reais em dez anos, destinados no PPA do Governo Federal para saneamento básico e educação ambiental.
· Coordenação de realização do Passeio Ecológico Descida do Rio Itaúnas, em comemoração aos 20 anos de fundação do Parque Estadual Itaúnas. O IEMA solicitou a Alma do Rio que organizasse descidas para que os funcionários dos escritórios da capital fossem conhecer de perto o parque, aproveitando as descidas em caiaques para integração de equipe, conhecimento do parque, identificação das dificuldades enfrentadas pelos funcionários do parque, além da sensação de prazer de vivenciar uma das áreas preservadas de grande beleza do patrimônio natural capixaba.

Ano 2012

· Construção de casa com padrão sustentável utilizando tijolos ecológicos para divulgação da ideia e apoio ao proprietário e aposentado por invalidez que solicitou apoio da Alma do Rio, detentora da tecnologia de construção sustentável.
· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 36ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo doze mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.
· Coordenação do Festival de Frutos do Mar do ES, na cidade de Iriri, Anchieta-ES, com a finalidade de dar um novo perfil de visitantes, preparando para uma grande mudança do evento em 2013.

Ano 2013

· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 1ª GranExpoNorte no Parque de Exposição de Linhares-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo 8 mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.
· Coordenação e realização do Passeio Ecológico Descida do Rio Itaúnas, em comemoração aos 22 anos de fundação do Parque Estadual Itaúnas. O IEMA solicitou a Alma do Rio que organizasse descidas para integração da comunidade com o parque e estímulo ao turismo de aventura gerando trabalho e renda para os empreendedores locais.
· Coordenação da Maior Omelete do Brasil durante a 37ª GranExpoES no Parque de Exposição de Carapina, Serra-ES, para divulgar o Município de Santa Maria de Jetibá, como maior produtor de ovos do Espírito Santo e segundo maior do Brasil. Foram 10.460 ovos numa panela de 3,50 m de diâmetro e 35 cm de profundidade. O evento teve cobertura da equipe do Programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga e foi transmitido nacionalmente e internacionalmente pela Rede Globo.
· Participação na Expedição Tabuleiro de Monte Cristo no rio Tapajós, por 250 km remando com um grupo de canoístas e produção do documentário em vídeo para divulgar a expedição e o turismo de aventura na região de Santarém.
· Coordenação da Maior Paella Marineira do Brasil durante o Festival de Frutos do Mar do ES, na cidade de Iriri, Anchieta-ES. A panela gigante de 3,50 m de diâmetro e 35 cm de profundidade foi utilizada mais uma vez para este evento que teve teve cobertura da equipe do Programa Mais Você da apresentadora Ana Maria Braga.

Ano 2014

· Coordenação do Projeto de Educação Ambiental durante a 2ª GranExpoNorte no Parque de Exposição de Linhares-ES, com capacitação dos professores agendados para visitação com suas turmas, atendendo 8 mil alunos em visitação nos espaços construídos pelos expositores no evento.
· Coordenação da Expedição Tabuleiro de Monte Cristo e Cachoeira do Aruã no rio Tapajós e rio Arapiuns (afluente do Tapajós), que acontecerá nos dias 11 a 19 de setembro, consolidando o turismo de aventura na região de Santarém.
· Construção de caiaques desmontáveis para utilização no Treinamento da Travessia Internacional do Brasil - Descida do Rio Amazonas.
· Realização do Treinamento da Travessia Internacional do Brasil - Descida do Rio Amazonas, num percurso de 780 km, de Manacapuru-AM até Santarém-PA, representando o trecho médio do percurso a ser realizado em 2016 no projeto Mais Cores para a Amazônia, que levará 30 mil kits de colorir para alegras as crianças ribeirinhas do Rio Amazonas

Ano 2015

· Realização da Expedição Rio Doce em Foco para comparar imagens registradas em outras épocas de estiagem, com a seca histórica que atravessa o rio Doce neste ano.
· Planejamento e Execução do Projeto Mais Cores para a Amazônia a ser realizado em junho e julho de 2016.
. Acompanhamento para análise das condições ambientais do Rio Doce após rompimento da barragem da empresa Samarco, resultando no maior desastre ambiental das últimas décadas no Brasil.
KIT MAIS CORES

Você compra o kit para uma criança ribeirinha, escolhe a comunidade no mapa e nós iremos remando para entregar seu kit. A equipe tira uma foto da criança recebendo o kit e você fica sabendo a data, latitude e longitude onde foi tirada a foto, com o nome da criança.

Year 2000

· 2nd Place Award Tiao Sa Environmental Education Victory Prefecture. An achievement of Education Partnership School Dynamic Space and Marine Biology Station Ruschi.
· Praise Act in the House of Councilors of Victoria.
· Praise Vote in Municipal Council for the Environment of Victoria.
· Congratulations vote of the House of Councilors of Victoria.
· We influence the State Board of Health to form a Thematic Commission to investigate the contents of complaints of allergy and respiratory symptoms in the population of Victoria, to hold a public hearing to present the survey results to the population and to take a methodology developed in our school to all Municipal Councils of the Espírito Santo Health.

Year 2001

· We perform advice to prepare the Environmental Risk Framework Vila Velha, involving students from 12 private schools and 33 public schools in Vila Velha.
· Participated in the Public Hearing held in ES Legislative Assembly, the CPI for the Environment, with the result Search Boca urn pollution.
· Participated in the Public Hearing on the Vitória-ES Pollution, held in the City Council, presenting the results of the casket of Boca pollution.
· FIOCRUZ uses data from search urn Boca Pollution ready to issue the report Relief Carapina - Serra-ES.
· Urn Boca Project Pollution is presented to FAMOPES - ES Federation of Residents Associations.
· Urn of Pollution from Boca Project is featured on the National Health Council meeting in Brasilia.
· articipated in the Round Table on Environmental Pollution in the Humboldt Institute.
· FUNASA - National Health Foundation approves search Pollution and will present a proposal to apply the methodology in schools across the country.
· Completion of the "Aula Project in train" taking students from 8th Primary Education Series to meet the Doce River in ES, observe the damaged areas on the banks of the river and see the works of the Hydroelectric Aimorés;

Year 2002

· Completion of advice to prepare the Environmental Risk Framework Vila Velha, involving students from 12 private schools and 33 public schools in Vila Velha. We reached 12,000 respondents.
· Electronic Panel Development of the ES Watershed.
· Project "Defending do Rio Doce" presented his 1st stage with exposure Hydrographic Basins of ES XIII in Fair Green, being considered by the newspaper The Tribune as one of the most important booths at the Fair.
· Presentation of the Electronic Panel of ES Watershed in Supermarket Perin da Mata Beach.
· Development of the site www.regencia.org.br to support the social and tourist development of the Regency Village community at the mouth of the Rio Doce.
· Development of the site www.augustoruschi.com.br to support the Noah's Ark Project.
· Start of reconnaissance expeditions do Rio Doce in Linhares-Regency stretch.
· Implementation of eco-tourism project Trecking Descent of the Rio Doce.
· Completion of the "Aula Project in train" taking students from 8th Primary Education Series to meet the Doce River in ES, observe the degraded areas along the river, to know the works of the Hydroelectric Aimorés, and visit and talk to residents Itueta, a city that will be flooded by the dam.

Year  2003

· Implementation of a computer school in the Regency Village at low cost to promote digital inclusion of young people and adults.
· Presentation of the Electronic Panel of the ES Watershed in the main square of Regency.
· Project "In Defense of Rio Doce" presented his 2nd stage with the exhibition Rio Doce - 3 million people in need of its waters, in the XIV Fair Green.
· Development of the site www.orca.org.br to support the Orca Research Institute and Marine Conservation, defending marine mammals.
· Completion of the 1st Ecological Tour Descent Rio Doce with the participation of 25 people.
· Conducting the 14th Meeting of the ES Congo Bands and Party Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Organisation of Tour Mirim Regency Congo Band during his visit to the Penha Convent, presenting the soccer field and Perim Supermarket entrance hall of the Forest Beach in Victoria, getting lunch School Dynamic Space, conducting visit to the Park Stone onion in Victoria.
· Educational Achievement Bazaar at the Municipal School of Areial, a needy unidocente school, located in Areial village on the banks of the Rio Doce, with a population of about 300 people
· Completion of the "Aula Project in train" taking students from 8th Primary Education Series to meet the Doce River in ES, observe the degraded areas along the river, to know the works of the Hydroelectric Aimorés, in addition to visiting the works of the New Itueta , a city that was being built to transfer the population of Itueta that will be flooded by the dam.
· Participation in Linhares exhibition at exhibition park, the Feast of the City, with the potential of ecotourism Regency Village.
· Participation of public hearings held in the city of Low Guandu, Itueta and Aimorés on the social and environmental impacts of the construction of hydroelectric Aimorés.
· Mobilization of the Regency community for the achievement of Linhares- Regency asphalt, and participation in negotiation meetings with Petrobras for this achievement.
· Participation of the 1st Ecological River Descent Santa Maria do Rio Doce, from its source in Santa Teresa and its mouth on the Doce River in Colatina.

Year 2004

· Presentation of the Electronic Panel of ES Watershed College in St. Camillus in Cobilândia, Old-ES Vila, on "Water for Life" lecture.
· Project "In Defense of Rio Doce" presented its 3rd Stage with the symbolic launch of the NGO Soul of Rio, where he presented the proposals of the organization, held discussions on the impact of livestock in deforestation in the Atlantic Forest and the Amazon Forest, the XV Fair Green.
· Development of the site www.almadorio.org.br as a tool, development and dissemination of the Soul of Rio.
· Development of the site www.aliancabrasileira.org to support the Brazilian NGO Alliance in the United States, supporting the Brazilian communities who migrated to the United States.
· Completion of the 2nd Ride Green Rio Doce Descent with the participation of 200 people.
· CD Production "Rio Doce" with information and photos about the Doce River Basin.
· Completion of the 15th Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Organization of Congo Band tour Mirim Regency on his visit to the Penha Convent, presenting the soccer field, getting to Old Town Ladies lunch, making visit to the Railway Museum of Vale do Rio Doce and the House of Physical Sciences, Victory Prefecture.
· Participation in the Ecological Descent of Jucu river.
· Presentation of the Electronic Panel of the ES Watershed in the lecture "The impact of water scarcity on population health" for the Nursing Course students at the University of Vila Velha-ES.
· Mobilization of the Regency community for the achievement of Linhares- Regency asphalt, and participation in negotiation meetings with Petrobras for this achievement.
· Participation in Earth Fair in Prainha de Vila Velha, performing garbage collection in the small beach and educating the population of the negative feedback to the community, garbage thrown incorrectly in nature.
· Reconnaissance expedition of realization around the Island of Victoria, to develop the project "Return of Victory", an ecological kayaking tour around the island.
· Realization of shipping recognition River Piraqueaçu, to develop the project "Descent of the River Piraqueaçu" in Aracruz.

Year 2005

· Development of the site www.abapa.org.br to support the NGO Association Friends of Anchieta steps that perform the Victoria Anchieta walk.
· Mobilization of the Regency community for asphalt conquest of Linhares-Regency, and participation in negotiation meetings with Petrobras for this achievement.
· Completion of the 16th Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Planning and organizing the tour Mirim Congo Band Conducting at its annual visit to the Convento da Penha.
· Participation in the Ecological Descent of Jucu river.
· Participation in the Walk of the Immigrants in Santa Leopoldina and Santa Teresa.
· Participation in the launch of the Route of the Valleys and Café held by the Sub-Secretariat of the ES Tourism, in partnership with the municipalities of the State of South, in order to promote tourism and ecotourism.
· Realization of shipping recognition of South Muqui river, to develop the project "Descent of the South Muqui River" in South Mimoso.
· Statute of the Constitution and documentation for the registration of the NGO Soul of Rio.
· Realization of shipping recognition of South Muqui river, to develop the project "Descent of the South Muqui River" in South Mimoso.
· Organization and participation in the Sea version of Anchieta steps - www.abapa.org.br/versao_mar.htm
· Presentation of the Electronic Panel of ES Watershed in Santa Teresa Exhibition Park, in celebration of 100 years of Italian immigration.
· Shipping Realization of the Rio Doce, Low Guandu the Regency, to study the implementation of the Ecological Tour Descent do Rio Doce in excerpts Baixo Guandu to Colac Colac and the Linhares.
· Completion of the 3rd Trecking Descent do Rio Doce in Linhares stretch the Regency, with participation of 500 people.
· Visit to monitoring of the hydroelectric works of Aimorés and preparation for the implementation of Low Guandu step to Colac, Ride Green Descent of the Rio Doce.
· Project Presentation "Where does my pee and my coconut" with emphasis on solution biofossa, at the XVI Fair Green in Vitória-ES.

Year 2006

· Site Structuring www.projetopeixinho.org.br to support the NGO Goldfish Project, which conducts social actions with those of the Espirito Santo coast fishing families.
· Planning and organizing the 17th Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Participation in the Ecological Descent of Jucu river.
· Participation in the I Forum of Linhares waters, showing the importance Ride Green Descent do Rio Doce to build awareness in defense of water resources and presentation of the project "Where does my pee and my coconut?" For 500 public students of elementary and high school.
· Participation in the Ecological River Descent Sweet Itapina-Colatina stretch, as a festival of the II Forum of the Rio Doce Waters.
· Participation in the II Forum of the Rio Doce Waters, with the project "Where does my pee and my coconut?", Serving approximately 3000 students from 1st to 8th grade.
· Dragon Pollution creation that took to the streets of the city of Colatina, along with students of the School Rubens Rangel, and circled the site of the II Forum of the Rio Doce Waters.
· Planning and organizing for the descent of the passenger ship Amazon, in preparation for the Project An Adventure Route, to be held in the fall of kayaks from Manaus to Belem.
· Completion of the 4th Trecking do Rio Doce Descent in Linhares-Regency stretch with the participation of 600 people.
· Project Presentation "Clean Energy" showing the 1st Brazilian Wind turbine in commercial production, the Solar Heating and electricity saving alternative to bíofossa emphasis as residential sewage solution in the XVII Fair Green in Vitória-ES.
· Planning for the III Forum of the Rio Doce Waters to be held in Ipatinga-MG. The Rio Alma will be responsible for the Dragon contest Pollution involving schools do Rio Doce Basin, and the organization of ecological decide to open the event.
· Hydroelectric visit Realization funnel, in Rio Grande, a tributary of the Paraná basin, where they built a lift to spawning fish.
· Presentation of the draft Law for construction of STPs - System for Fish Transfer spawning in the dams built in the ES, to be held in the Legislative Assembly.
· Visit the city of São Tomé letters-MG to observe environmental damage caused by mining of ornamental, to discuss the ES the negative result of marble and granite exploration, and propose protection laws.
· Conducting the 2nd crossing kayak around the island of Vitória, for preparation of the "Tour de Victoria" to be held every year in kayaks, as a large sports-tourist-environmental event.
· Lecture on Biofossa and the project "Where does my pee and my poop?" Course for students Post-medium Technical Media State College of Environment Itagiba Escobar in Cariacica-ES.
· Participation in the course of Permaculture, conducted by ECOOCA Institute in Alfredo Chaves-ES.
· Presentation of the defense of spawning phenomenon at the meeting of the Committee of the Doce River Basin, the Earth Institute in Aimorés-MG.
· Rio Seminar Participation Solar City in defense of implementation of local laws to encourage the use of solar energy to replace electric showers in homes.

Year 2007

· Realization of Crossing Expedition West of the Holy Spirit in the East - De Baixo Guandu the Sea, in order to plan the steps Ride Green Descent of the Rio Doce, which this year will be implemented in three stages, spanning all the way from Rio Doce within the state.
· Visit the systems laboratory for Spawning of Fish Transfer - STPs, with the UFMG Professor, Doctor Alexandre Godinho Lima, Seminar for Planning in Defense of Spawning, which will take place on April 20, the ES Legislature.
· Holding of workshops making Dragon of Pollution in nine schools in Ipatinga-MG, for the contest in the III Forum of the Rio Doce Waters, 28-31 of March.
· Planning and organizing the 18th Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Participation in the Ecological Descent of Jucu river.
· Conducting the 1st Round of Victory, with 150 paddlers skirting the island of Victory in kayaks.
· Lecture on Watershed of E. S. at the Municipal School Arthur da Costa e Silva in Bairro Republic, Vitória-ES.
· Seminar was held in Defense Spawning, with the presence of Professor UFMG, Doctor Alexandre Godinho Lima, Director of Systems Research Center for Migratory Fish Transfer UFMG.
· Completion of Stage 1 of the Crossing of the East West Holy Spirit - De Baixo Guandu the Sea, which will take every year the capixabas to cross the state through the Rio Doce. This step had 55 kayakers who made the journey of 42 km enters Low Guandu and Colac.
· The South Muqui Rio recognition Descent in South Mimoso to recognize the Holy curve stretch to the old dam hydroelectric plant.
· Realization of the Crossing of Portugal from east to west - the Douro River Descent, as part of the fight in defense Spawning due to EDP Group owning the Mascarenhas Dam on the Rio Doce, and five dams in the Douro River in Portugal.
· Completion of the 1st Ecological Tour of South Muqui River Descent in South Mimoso in partnership with IEMA and the SAMARCO.
· Talk to students Course Tourism Technical Jacaraípe School on Ecological Tourism and the importance of restoring and maintaining ecosystems.
· Participation in the 5th edition "The Ways of St. Peter" in South Mimoso, promoting the event by sending 40,000 emails and producing documentary video of the event.
· Visit the Experimental Farm of Maria da Fé, the EPAMIG to know olive planting the crop in order to deploy the Holy Spirit the incentive project to olive cultivation to stimulate the reuse of degraded land or permanent preservation that can generate income for farmers by planting permanent crops.
· Project Presentation "Learning from the Sunflower" to awaken the population about the use of solar energy for heating water for bathing and cooking in the eighteenth Fair Green in Vitória-ES.
· Talk about the project "Where does my pee and my coconut?" for young ecological pastoral St. Francis of Assisi parish in Feu Rosa neighborhood, Sierra.
· Participation at the public hearing on the Petrobras pipeline deployment in the municipality of Anchieta and Guarapari;
· Meeting with IEMA technicians for technical discussion of the law in defense of spawning.
· Technical visit to Aracruz Celulose to meet the research conducted by the company on biodiversity in sub Grove eucalyptus.
· Realization of the 5th Edition of the Ecological Tour Descent do Rio Doce, the Regency of Linhares, with the theme "In Defense of Piracema! In Defense of Life ". The event was one hundred and fifty participants in kayaks and canoes.
· Participation in public hearing on PCHE deployment in Jucu river in the municipality of Domingos Martins;
· Visit to EPAMIG Maria da Fé-MG to know the process of planting and cultivation of olive trees for the production of olives and olive oil extraction. Video production report on the trip and olive cultivation.
· Talk to INCAPER technicians and farmers in the municipality of Sale New Immigrants, for technical discussion of the implementation project of cultivation of olive trees in the ES.

Year 2008

• Participation in the coordination of the IV Forum of the Rio Doce Waters, with the construction of model of Migratory Fish Transfer System for placement in the dam workshop "Cycle of Water". Booth Construction Aimorés Hydroelectric Power Plant on "Defense Spawning" with a dam model, spillway and Fish Transfer System. Coordination of the construction of Sanitation Square, workshops for the project "Dragon of Pollution" involving nine municipal and state schools, to the competition Dragon pollution, as well as lectures for volunteer monitors and development of virtual models in 3D.
· Workshop on Juparanã Lagoon to class 6th Grade of College Batista da Costa Beach, on the importance of the lagoon as a breeding ground of fish in the basin of Rio Doce.
· Planning and organizing the 19th Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Participation of Environmental Action in defense of Cashew Beach in Juparanã pond, promoted by BioLago Institute.
· Shipping on the river Beneventes for recognition and identification of potential to promote ecological tours.
· Shipping in Serra do Cipo in Minas Gerais to meet the dividing region of waters of the Rio Doce basin and the basin of the Rio São Francisco.
· Shipping in Serra do Caparaó to know the water division of part of the basin do Rio Doce, the basin of the Itapemirim River and the basin of the Rio Itabapoana.
· Coordination of Environmental Education Project at the 32nd GranExpoES in Carapina Expo Park, Serra-ES, which was presented a track animals in danger of extinction in the basin of Rio Doce, workshops on Study of Soils, Solid Waste, Biofossa, Power Generation and mockup of the Rio Doce Basin.
· Planning 2nd Edition of Canoeing Win the Tour.
· Planning of the 1st Edition of the Crossing of Juparanã of Caonagem Lagoon.
· International action Participation of humanitarian aid to Guinea-Bissau, one of the twenty countries with the lowest social development index, with the purpose of analyzing the natural resources in the country that allow housing solutions less expensive and healthier in the type of traditional buildings of guinenses ethnicities.

Year 2009

• Participation in the coordination of the V Forum of Rio Doce Waters in coordination workshops for the project "Tata Boi" involving two municipal schools, focusing on environmental awareness, and development of the Granite Portal, presenting the environmental advantages of this compared building material pottery.
· Participation in the meeting of the election of the board of CIPE Rio Doce, in Belo Horizonte-MG.
· Planning and organizing the 20th Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Participation in the meeting of the Doce River Basin Committee has happened in the Earth Institute at Aimorés-MG.
· Crossing the Pond in Juparanã launch of the Alma River Canoeing Club.
· Participation in the Ecological Descent of Jucu river.
· Visit the Fair of Marble and Granite Itapemirim to meet the modular brick made of mud sawing of ornamental rocks.
· Coordination of the Environmental Education Project during the 33rd GranExpoES in Carapina Expo Park, Serra-ES, which was presented a scenic replica of the home of the first Italian immigrants in ES, track animals in danger of extinction in the Atlantic Forest, on workshops Plastics, Granite, Acupuncture in Horses of ES military police, Beekeeping, Municipality of Agritourism da Serra-ES, theater on the evolution of agriculture from the Greeks to the present day in ES.
· Project Presentation "Granite" showing the comparison of the environmental damage of granite extraction compared to other building materials, the XX Fair Green in Vitória-ES.
· Completion of the crossing Victoria Harbour to celebrate the 20th anniversary of the Green Fair.
· Coordination of Environmental Education Project during the Agricultural Fair Nanuque, Minas Gerais, at the invitation of the Union of Rural Producers of Nanuque, which was presented workshops on Study of Soils, Solid Waste, Biofossa, Power Generation and shows of small animals.
· Audience Participation in the Santa Teresa-ES Forum on oxo-biodegradable plastics, depending on state law that requires the use of this technology in plastic bags offered by capixaba trade. The public prosecutor demanded the county law enforcement by traders. Participation in this hearing was to contribute technically on this technology.
· Lectures in schools, the City Council and multi-sport gym in São Roque do Canaan on oxo-biodegradable plastics, depending on state law that requires the use of this technology in plastic bags offered by capixaba trade. These lectures were part of the agreement made by the Municipal Public Prosecutor's Office with the City of São Roque do Canaan.
· Realization of Benavente River Descent to the Soul Club of Rio de Kayaking.

Year 2010

· Planning and organizing the 21st Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Coordination of Environmental Education Project during the 34th GranExpoES in Carapina Expo Park, Serra-ES, which was built the "Environmental maze. Your choices define the future of the planet. "Project designed to help students experience in physical form the feeling of success and error. Twelve thousand students from public and private schools went through the maze.
· Organization of the meeting of deputies of the CIPE Rio Doce what happened in the scientific technical area of ​​34th GranExpoES, with the theme "Integrated Water Resources Plan of the Rio Doce Basin".
· Project Development Candeias Festival Video Reports happened in the mining town of Candeias, involving the whole school community in the city. Students were able to form reports video teams in order to produce a video with five minutes, with the theme "Sustainable Development of the Municipality of Candeias." In the public square, 23 videos were presented and the jury chose the best of the festival. The 8th graders watched everything closely and are already motivated to carry out the Candeias II Video Festival, allowing a continuation of the relentless pursuit of improving environmental behavior of citizens, and promote a new generation of young people committed to environment and society, making way for new professionals, and provide a healthy environment for that deal to studies and become examples to their generation.
· Visitation granite quarries to observe the actions of mitigation and prevention of environmental damage. Quarries were visited in Pernambuco, Bahia, Minas Gerais and Espirito Santo.

Year 2011

·Planning and organization of the 22nd Meeting of the ES Congo Bands Party and the Caboclo Bernardo Regency in community at the mouth of the Rio Doce, together with the Association of Congo Mirim Regency.
· Coordination of Environmental Education Project during the 35th GranExpoES in Carapina Expo Park, Serra-ES, with training of teachers for scheduled visitation with their classes, serving twelve thousand students in visitation in the spaces built by the exhibitors at the event.
· Organization of the meeting of deputies of the CIPE Rio Doce what happened in the scientific technical area of ​​the 35th GranExpoES, with the theme "Technical Training of municipalities for the preparation of projects that can be approved to use funds for the River Basin Recovery Plan Sweet ". There are two billion four hundred million dollars in ten years, the PPA for the Federal Government to sanitation and environmental education.
· Realization of the Ecological Tour Coordination Descent of the River Itaúnas, celebrating the 20th anniversary of Itaúnas State Park. The IEMA requested the Soul of Rio to organize descents to the capital of the offices of the employees were close look at the park, taking advantage of the declines in kayaks for team integration, knowledge of the park, identifying the difficulties faced by park staff, as well as feeling of pleasure to experience one of the preserved areas of great beauty of the natural heritage capixaba.

Year 2012

· Home construction with sustainable pattern using ecological bricks for dissemination of the idea and support the owner and disability retiree who requested support from the Soul of Rio, which owns the sustainable building technology.
· Coordination of the Environmental Education Project during the 36th GranExpoES in Carapina Expo Park, Serra-ES, with training of teachers for scheduled visitation with their classes, serving twelve thousand students in visitation in the spaces built by the exhibitors at the event.
· Coordination of the ES Seafood Festival in the city of Iriri, Anchieta-ES, in order to give a new profile of visitors, preparing for a major change of the event in 2013.

Year 2013

· Coordination of Environmental Education Project during the 1st GranExpoNorte in Linhares-ES Exhibition Park, with training of teachers for scheduled visitation with their classes, serving 8000 students in visitation in the spaces built by the exhibitors at the event.
· Coordination and implementation of the Ecological Tour Descent of the River Itaúnas, celebrating the 22 years of foundation of Itaúnas State Park. The IEMA requested the Soul of Rio to organize descents for community integration with the park and stimulating adventure tourism generating jobs and income for local entrepreneurs.
· Coordination of Greater Omelette Brazil during the 37th GranExpoES in Carapina Expo Park, Serra-ES, to publicize the municipality of Santa Maria de Jetibá as largest producer of eggs of the Holy Spirit and the second largest in Brazil. Were 10,460 eggs in a pan of 3.50 m in diameter and 35 cm deep. The event program team coverage of the More You presenter Ana Maria Braga and was broadcast nationally and internationally by Globo TV.
· Participation in Expedition Mount Tray Christ in the Tapajós River, by 250 km paddling with a group of kayakers and production of the video documentary to publicize the expedition and adventure tourism in the Santarém region.
· Coordination of Greater Marineira Paella Brazil during the ES Seafood Festival in the city of Iriri, Anchieta-ES. The giant pan of 3.50 m in diameter and 35 cm deep was used again for this event that had had Programme Team covering the More You presenter Ana Maria Braga.

Year 2014

· Coordination of Environmental Education Project during the 2nd GranExpoNorte in Linhares-ES Exhibition Park, with training of teachers for scheduled visitation with their classes, serving 8000 students in visitation in the spaces built by the exhibitors at the event.
· Coordination Expedition Mount Tray Christ and Arua Waterfall in the river Tapajós river and Arapiuns (tributary of the Tapajós), to be held on 11 to 19 September, consolidating adventure tourism in the Santarém region.
· Construction of collapsible kayaks for use in the training of the Crossing International Brazil - Amazon River descent.
· Conducting training of the Crossing International Brazil - Amazon River Descent, a distance of 780 km, of Manacapuru-AM to Santarém-PA, representing the middle section of the course to be held in 2016 in design More colors for Amazon, which take 30,000 color kits for rejoicest the local children of the Amazon River.

Year 2015

· Holding Expedition Rio Doce in Focus to compare images taken at other times of drought, with the historic drought that crosses the river Doce this year.
· Planning and Implementation of More Colors Project for the Amazon to be held in June and July 2016.
. Monitoring for analysis of environmental conditions do Rio Doce after breaking Samarco Company dam, resulting in the largest environmental disaster in decades in Brazil.

KIT MORE COLORS

You buy the kit for a riverside child, singles community on the map and we will paddle to her to deliver your kit. The team takes a photo of the child getting the kit and you'll get to know is the date and latitude and longitude where it was taken the picture with the child's name.






JGU - Universidade de Mainz
COORDENAÇÃO NA ALEMANHA
SUPPORT IN GERMANY

Universidade de Mainz
University of Mainz
Fundação / Founded in 1477
www.uni-mainz.de
COORDENAÇÃO EM PORTUGAL
SUPPORT IN PORTUGAL

KFTP – Kayaking for the People
Organização Não Governamental
Non-governmental organization
Fundação / Founded in 2011
www.kayakingforthepeople.org

ALMA DO RIO
Organização Não Governamental
Non-governmental organization

CONTATO
Email: equipe@almadorio.org.br
Phone: +55 (27) 99932-5791
Whatsapp: +55 (27) 99932-5791
EQUIPE
Coordenação Geral
   Paulo Randow
Coordenação na Alemanha
   Fernanda Tavares
Coordenação em Portugal
   João Paulo Simões
Coordenação nos EUA
  Abigail Amorim
Coordenação no Brasil
AM - Lucia Almeida Neves
PA - Francimar Mendes Santos
        Patrícia Mara Martins
RS - Dione Maria Setti Frizon
ES - Eliane de Souza




 

Copyright 2016. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal