Alma do Rio

Alma do Rio Volta da Vitória Rio Doce 2001 Rio Doce 2003 Rio Doce 2004 Rio Doce 2005 Rio Doce 2006 1ª Etapa Doce 2007 2ª Etapa Doce 2007 Rio Doce 2007 Lagoa Juparanã Descida Rio Pequeno Itapina a Colatina B. Guandu - Linhares Descida do Jucu Rio Piraqueacu Rio Santa Maria Descida do Benevente Descida Rio Mondego Rio Muqui do Sul Clube de Canoagem Abaixo-Assinado

 

Volta da Vitória Rio Doce 2001 Rio Doce 2003 Rio Doce 2004 Rio Doce 2005 Rio Doce 2006 1ª Etapa Doce 2007 2ª Etapa Doce 2007 Rio Doce 2007 Lagoa Juparanã Descida Rio Pequeno Itapina a Colatina B. Guandu - Linhares Descida do Jucu Rio Piraqueacu Rio Santa Maria Descida do Benevente Descida Rio Mondego Rio Muqui do Sul Clube de Canoagem Abaixo-Assinado

 

Sucesso no Passeio Ecológico Descida do Rio Muqui do Sul 2007

 

Assista ao Vídeo

Documentário 14Mb

Realizada no dia 8 de julho, a descida do Rio Muqui do Sul foi um dos atrativos da festa de aniversário de emancipação de Mimoso do Sul.

O evento contou com a participação da Deputada Luzia Toledo que deseja ver o rio de sua cidade natal novamente limpo, como era em sua infância.

O evento marcou o início da conscientização sobre o rio Muqui do Sul, sua importância para a comunidade e a necessidade de recuperação e preservação.

Participaram do evento moradores da cidade que foram convidados para verem a realidade do rio de onde eles retiram água para suas necessidades.

Representantes do IEMA e da SAMARCO também participaram e se comprometeram em ajudar na conscientização da comunidade.

           

O Belo

Mimoso do Sul até a ponte de Apiacá

O rio Muqui do Sul nasce nos Pontões e cruza a cidade de Mimoso do Sul abastecendo a população e oferecendo produtividade aos agricultores e as atividades empresariais. Em seguida, o rio segue para o encontro com o Itabapoana, na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro. Nesta etapa de 22 km encontramos um cenário que varia constantemente entre áreas degradadas pela pecuária e áreas preservadas por alguns proprietários mais conscientes da importância da mata nativa. No encontro com o rio Itabapoana sentimos a importância do Muqui do Sul ao ofertar suas águas à bacia que enriquece o Sul do ES e o Norte do RJ. É nesse cenário que desejamos levar os mimosenses e os apaixonados pelo contato com a natureza para sensibilizar a população da região quanto à importância de recuperar as matas ciliares, uso racional da água, diminuindo a carga de lixo e esgoto em sua calha.

O Projeto

 O Passeio Ecológico Descida do Rio Muqui do Sul é um evento que ocorrerá anualmente promovido pela Ong Alma do Rio e o grupo Eco-Trilhas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul, dentro do projeto ecológico e cultural que visa a conscientização do patrimônio natural que representa o Rio Muqui do Sul, sua importância para o Município e para os usuários da Bacia do Rio Itabapoana. O Projeto prevê a conscientização ambiental e o seu instrumento de ação é levar os mimosenses para vivenciar a realidade do rio e sensibilizar a população da região quanto à importância de recuperar as matas ciliares, uso racional da água, diminuindo a carga de lixo e esgoto em sua calha.

O Passeio Ecológico Descida do Rio Muqui do Sul será um evento de lazer, educação ambiental, interação social e familiar, pela capacidade de agregar pessoas com desejo de participar de eventos em caiaques e canoas sem necessidade de preparo físico para longas jornadas. Por se tratar de um percurso de cerca de 18 km, com uma transposição de barragem e uma parada para descanso, o passeio se tornará agradável para todos, permitindo a presença de pessoas de maior gama de idade, facilitando a implantação de um Passeio Turístico Permanente, a ser realizado por jovens empreendedores do Município, beneficiando a região com a implantação do turismo ecológico de aventura.

Desta forma, a ONG Alma do Rio avança na realização de seu principal objetivo que é a conscientização das pessoas quanto ao cuidado com o meio ambiente, com o foco na divulgação da utilização da biofossa associado ao filtro biológico como forma de diminuição do impacto do esgoto residencial nos mananciais do nosso Estado, bem como a importância de não se usar o rio como transporte e armazenamento do lixo doméstico.

O evento

Está previsto para o dia 8 de julho de 2007 a descida do Rio Muqui do Sul, no trecho Curva do Santo, atravessando a cidade de Mimoso do Sul num trecho de 4 km, quando no fim desta etapa será feita a transposição da barragem da antiga hidrelétrica, recomeçando no Poço do Boi e indo até a ponte da estrada de Apiacá, em 3 horas de viagem, vencendo os 14 km de distância, utilizando caiaques e outras embarcações leves.

OBS: o rio não favorece barco motorizado nesta época do ano.

 Programação

Dia 7

 

15 h.

Coleta dos caiaques na Praia de Camburi e Guarapari

19 h.

Chegada dos caiaques em Mimoso do Sul;

Dia 8

8 h.

Início do Passeio da Curva do Santo, atravessando a cidade de Mimoso do Sul;

 

10 h.

Final da 1ª Etapa da Descida e carregamento dos caminhões para transposição.

 

11 h.

Partida da 2ª Etapa no Poço do Boi;

15 h.

Chegada na ponte da estrada para Apiacá e viagem de retorno para Mimoso do Sul e Vitória.

 

Participantes

Pessoas da comunidade de Mimoso do Sul e outras interessadas na conscientização ambiental com foco na defesa dos recursos hídricos, autoridades e técnicos da área de meio ambiente, além dos amantes do contato com a natureza em eventos de canoagem.

Estrutura de Apoio

Guarnição do Corpo de Bombeiros;

1 (um) Caminhão para transporte dos caiaques de Vitória e Guarapari para Mimoso do Sul e retorno;

1 Ônibus Municipal para transporte dos participantes de Vitória e Vila Velha para Mimoso do Sul e retorno;

2 Talk About com alcance de 8 km para comunicação entre os organizadores.

30 caiaques duplos para participação da comunidade local.

2 Automóveis para apoio em terra e coordenação.

Carro de Som.

O Trabalho de Desbloqueio

 

 

O Feio

 

Fale com Gente  

Paulo Randow - Diretor Presidente - Cel: 27 9932-5791

 

Webmaster: Paulo Randow

Todos os direitos reservados / All rights reserved